Thursday, March 02, 2006

O triunfo de Clooney

Quando surge a oportunidade de presenciar uma ante-estreia não penso duas vezes, ainda mais tratando-se deste filme. Confesso que o esperava desde Cannes, com curiosidade para ver o trabalho de Clonney mas sem espectativas que podessem influenciar a minha degustação e apreciação deste pedaço de 7ª Arte.

Good night and good luck!

Brilhante!

No resumo do Público lemos o seguinte:
"A acção de "Boa Noite, e Boa Sorte" decorre nos primórdios do jornalismo televisivo, na América dos anos 50. O filme retrata o conflito verídico entre Edward R. Murrow, um "pivot" pioneiro na América dos anos 50, e o Senador Joseph McCarthy e a Comissão do Senado das Actividades Anti-Americanas."
Esta pelicula tem um conjunto de tudo-bom que a torna óptima! Começando pela inteligente mis en scène do estreante George Clooney, passamos pela fotografia e pelo toque musical do jazz (por Dianne Reeves vencedora de 3 Grammy awards) que cria o ambiente, atmosfera de fumo que serve que nem uma luva ao desenrolar do jogo de poderes, sentimentos, angustias, hipócrisias e histerismo que se podem colar em transparência à verdade actual da América dos Estados Unidos e da sua população seguidora do guru media.
O elenco está repleto de caras bem conhecidas principalmente da TV mas também do cinema, todos impecáveis, actuando e pondo a sua performance a trabalhar para a excelência em que se transforma o filme. Sobressai claramente David Strathairn no papel de Edward R. Murrow, que tem um desempenho... superior! Nas suas expressões, na colocação de voz e nos pormenores. Robert Downey Jr. dá o ar de sua graça como Joe Wershba e fazendo dupla com Patricia Clarkson, um casal em tudo hilariante. O humor é sem dúvida um ponto fulcral na minha percepção do filme, nas palavras de Clonney mas na boca de todas as personagens (lembrando-me um pouco argumentos de Woddy Allen) e orquestrado à minha medida. É subtil, irónico e desconcertante nos momentos de maior tensão.
Outros grandes detalhes são a utilização do B&W, vulgo preto e branco, que intensifica o drama e a trama e a gestão de silêncios que joga com a guia sonora do jazz, ja referido.
Está nomeado para 6 Prémios Oscar, entre os quais, Melhor filme, Melhor argumento e Melhor actor principal. De resto arrecada já 16 prémios & 34 nominações.
Bom Cinema!

4 Comments:

Blogger Peg solo said...

Peço desculpa mas apaguei tudo o que era comentários sem querer, o que vale é a curta vida do Studio. Não volta a acontecer, acho eu! ;)

3:22 PM  
Blogger Mónica said...

afinal tu é que és a apaixonada do cinema??? já tou baralhada, tu não és a eritrocita???

lol

:-)))

6:34 PM  
Blogger Mónica said...

ainda bem que só apareci hoje!!!!!

6:35 PM  
Blogger Peg solo said...

sim, eu adoro cinema, mas não estou a tirar nenhum curso sobre o assunto, sou mera admiradora! e como os interesses não podem ser so numa direcção sei perfeitamente o que são eritrócitos e todos os outros elementos do sangue, até porque tenho que saber ;)

7:13 PM  

Post a Comment

<< Home