Friday, March 03, 2006

Capote

Adoro cinema!
Mais uma vez, na missão "Estágio para os Oscars", visionei um dos filmes do momento. O biográfico Capote, sobre Truman Capote e a altura da sua vida em que se prepara para, e escreve In Cold Blood, A Sangue Frio (1966), obra com que inicia um género por ele denominado non-fiction novel.

Truman vai até ao interior do país à procura de uma notícia e acaba por definir o que será tema de um livro, investiga o brutal crime que dizima uma família e que parece inexplicavel. Vai até ao fim para conhecer os criminosos, principalmente Perry Smith, no qual acaba por se rever. Iniciam uma relação que oscila entre a cumplicidade e a manipulação, como meio para atingir o fim, que é o romance In Cold Blood. Sobre muito mais que um crime, escreve sobre a fragilidade e complexidade humana que pode existir num criminoso.

Philip Seymour Hoffman, até então actor de papeis secundários, agarrou com dentes e garras a oportunidade e está, digo eu, perfeito no filme, que vive em muito da sua excelente representação do escritor. Capta-lhe os maneirismos, a personalidade e os pormenores que só pode ser resultado de uma exaustiva investigação por parte do actor para conhecer o escritor.

Contamos ainda com a participação de Catherine Keener (Harper Lee), Clifton Collins Jr. (Perry Smith), Chris Cooper (Alvin Dewey) e Bruce Greenwood (Jack Dunphy). Harper Lee é a amiga incansável, que perdoa até o obvio egocentrismo de Truman e é a pessoa que o acompanha e ajuda na viagem a Kansas. Alvin Dewey é o detective que está determinado em prender os assassinos de um amigo. E Perry Smith, num desempenho de notar de Clifton Collins Jr., é o ser humano que Truman Capote pretende compreender e desvendar.
Nomeado para 5 prémios da academia, estatuetas de ouro, é um filme a não perder e que me fez ter vontade de sair do cinema e abrir de imediato o romance de Capote para ler de uma ponta à outra. É a minha aposta para vencedor de Oscar de Melhor Actor Principal para Philip Seymour Hoffman.

(Pois é, mais um post sobre cinema! Não pretendo fazer deste Studio uma revista de criticas cinematográficas até porque me considero leiga e simplesmente amadora, mas com a proximidade do dia O, este Domingo para os distraídos, não aguento de excitação!)

4 Comments:

Blogger Peg solo said...

Este post foi escrito em prestações, suaves que a vida não está facil. Estava eu lançada e interrompe-me o George (sim o Clooney) a espalhar o seu charme pelos globos de ouro em repetição na RTP! Acontece!

2:33 AM  
Blogger Thiago said...

ADOREI a cerimónia deste ano e tb eu estive colado ao ecrâ, tendo dormido 2h!!

é bom descobrir mais uma cinéfila ;-)

1:06 PM  
Blogger Thiago said...

ADOREI a cerimónia deste ano e tb eu estive colado ao ecrâ, tendo dormido 2h!!

é bom descobrir mais uma cinéfila ;-)

1:06 PM  
Blogger Peg solo said...

pois! não resistti ao sono desta vez... sempre que começa a emissão dá-me uma vontade louca de saltar daqui para a red carpet... claro que apareceria la de jeans.. pormenores!

11:35 PM  

Post a Comment

<< Home